Olha só que boa dica nos chega: a Universidade de Aveiro e o Cesa - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento de Lisboa, Portugal,...
Olha só que boa dica nos chega: a Universidade de Aveiro e o Cesa - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento de Lisboa, Portugal, através do projeto Memória de África e do Oriente disponibiliza na Internet 2.500 obras sobre a história dos países de língua portuguesa durante o período colonial.
O projeto existe desde 1996 e oferece livre acesso a registros bibliográficos e obras digitalizadas que vão desde livros da escola primária do tempo colonial, a relatórios de antigos governadores das então colônias e outros documentos oficiais. Um verdadeiro maná para pesquisadores e curiosos - clique para acessar o sítio.
Entre várias preciosidades, estão lá os três volumes da História Geral de Cabo Verde e obras do cientista e poeta cabo-verdiano João Vário; a coleção completa do Boletim Geral das Colónias; a revista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Bissau Soronda (1986-2009); o Boletim Cultural do Huambo em Angola; e O Oriente Português, da responsabilidade da Comissão de Arqueologia da Índia Portuguesa, publicado entre 1905 e 1920 e retomado entre 1931 e 1940.
Há obras digitalizadas de Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor, acervo que, segundo Carlos Sangreman, da Universidade de Aveiro, pode ser enriquecido se os particulares que possuem obras em casa facultarem a sua digitalização ou referenciação - mais informações aqui, no Observatório da Língua Portuguesa.
Informação recebida de Roberto Azoubel, da Representação Nordeste do Ministério da Cultura, via Érica Verçosa, assessora Pedagógica do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, importante parceiro da Releitura.