[caption id="attachment_2170" align="alignleft" width="300"] A experiência de Lydia Bojunga com a leitura: li...
[caption id="attachment_2170" align="alignleft" width="300"] A experiência de Lydia Bojunga com a leitura: livro mediado por Rodrigo Fischer , da Releitura/Peró, na abertura do 2º Encontro do Fórum - Fotos: Gilvanedja Mendes/Intersetorial[/caption]
[caption id="attachment_2171" align="alignleft" width="300"] O coletivo se apropria dos debates nos grupos sobre a experiência de cada município com biliotecas[/caption]
[caption id="attachment_2172" align="alignleft" width="300"] As discussões em grupos[/caption]
O 2º Encontro do Fórum Pernambucano em Defesa da Biblioteca, do Livro e da Literatura, dia 17, lotou a sala de leitura da Biblioteca Estadual, no Parque 13 de Maio, Recife. Mais uma vez, a cadeia mediadora compareceu em massa, com a presença de bibliotecárias/os de vários municípios.
Além da capital, lá estavam representantes de Olinda, Jaboatão, Abreu e Lima, Paudalho, Goiana, Tuparetama e Camaragibe, dentre outros. O próximo encontro acontece dia 22 de outubro, a partir das 14:00 horas, no mesmo local.
A Releitura, é claro, esteve presente com articuladores de, praticamente, todas as bibliotecas da Nossa Rede.
Como da reunião de refundação e no 1º Encontro, Rodrigo Fischer, do GT de Formação da Releitura, e articulador da Biblioteca Peró, fez a mediação de leitura que abriu o evento. Desta vez, com Lygia Bojunga e seu Um Encontro, livro no qual a autora rememora o processo que a fez leitora.
O relato quem nos faz é o próprio Rodrigo, em síntese precisa. Cida Fernandes, da Comissão Intersetorial de Defesa das Bibliotecas, como sempre, coordenou as atividades, a partir da retomada do que foi discutido no encontro anterior. Reforçou a importância de atrair para o Fórum atores das cadeias produtivas e criativas, sem o que fica difícil avançar, no que todos concordam.
A questão é como atrair autores e editores. Roberto Azoubel, da Representação do Minc - Ministério da Cultura no Recife, por exemplo, convidou seus contatos nas duas cadeias, alguns confirmaram, mas ninguém apareceu.
A interação entre todos os elos da cadeia é fundamental para a apropriação coletiva dos mecanismos de incidência política, objetivo central do Fórum, tema da apresentação feita por Cida. Seguiu-se debate em grupos, cujas conclusões, ao final, foram socializadas para todos os presentes.