Na semana passada os integrantes da Releitura PE - Bibliotecas Comunitárias em Rede seguiram até a Biblioteca Simón Bolívar, em Abreu e Lima...
Na semana passada os integrantes da Releitura PE - Bibliotecas Comunitárias em Rede seguiram até a Biblioteca Simón Bolívar, em Abreu e Lima, para fazer um mutirão de organização do espaço e aproveitaram para refrescar a memória sobre os gêneros literários. Rodrigo Fischer, articulador da Biblioteca do Peró, conduziu a conversa, que logo se tornou uma mini oficina.
O dia começou com o descarte de livros velhos. O pessoal da Rede colocou a mão na massa e jogou fora os exemplares que estavam em péssimas condições de uso. "Nós fazemos sempre isso nas nossas bibliotecas. É uma forma de reunir o nosso grupo em cada uma, repensar seu espaço, fazer uma limpeza e discutir o que deve ou não ser servido para a comunidade", explica Betânia Andrade, coordenadora da Biblioteca Popular do Coque. Além disso, eles reservaram um lugar especial na biblioteca para fazer o "cantinho da leitura". "É um espaço pequeno onde as crianças ficam mais a vontade para ler os livros, pintar e fazer as tarefinhas de casa", detalha Betânia.
Logo em seguida, os articuladores e mediadores se reuniram para falar sobre os gêneros literários. "Esse é um assunto que ainda deixa muita dúvida entre os articuladores, como, por exemplo, diferenciar uma novela de um romance. É extremamente importante relembrar tudo isso nos mutirões", conta Rodrigo Fischer, que guiou o papo. O próximo encontro será na Biblioteca Popular do Coque, mas ainda não tem data definida.