Acontece amanhã (03), a partir das 11 horas, no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, a posse dos novos Conselheiros Estadu...
Acontece amanhã (03), a partir das 11 horas, no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, a posse dos novos Conselheiros Estaduais de Política Cultural. São 40 conselheiros, 20 deles escolhidos pela sociedade civil. Entre estes está nossa representante Juliana Albuquerque, eleita para ocupar o Conselho de Literatura.
Juliana foi o nome de consenso da Rede de Bibliotecas Comunitárias e do Fórum Pernambucano em Defesa do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para integrar o conselho. Apesar de fazer parte do elo mediador, ela ressalta que deseja representar os interesses de todos os que compõem o setor da leitura e literatura, sejam escritores, editores ou mediadores. Para a Releitura, a união destes três elos é essencial para a construção de políticas públicas para o setor, afinal, se a formação de leitores é fundamental para a existência dos escritores e editores, também não existem leitores se não houver livros - quem os crie e quem os disponibilize.
Juliana, além de ser representante da Releitura, integra o coletivo editorial Cartonera do Mar e é membro do Fórum Pernambucano em Defesa do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
Para a Releitura, este é um momento histórico. Sobretudo em uma época de afronta ao Estado Democrático de Direito, a criação dos Conselhos Estaduais de Política Cultural é uma conquista democrática que deve ser preservada, amplificada e comemorada.