A Biblioteca Popular do Coque, integrante da Releitura-PE, trabalhou, no mês de junho, no projeto Cartas Viajantes, que aproxima dois povo...
A Biblioteca Popular do Coque, integrante da Releitura-PE, trabalhou, no mês de junho, no projeto Cartas Viajantes, que aproxima dois povos latinos, Brasil e Chile, com suas respectivas línguas e culturas, que se unem numa ação em comum a fim de compartilhar memórias e vivências a partir da escrita de cartas. Na ação, as crianças da Biblioteca Popular do Coque estão aprendendo sobre o Cartão Postal, por meio de uma metodologia composta por 3 etapas: estrutura e história do cartão postal, oficina de fotografia pelo celular e escrita do cartão postal. Na sequência, os cartões serão trocados entre as crianças da Biblioteca Popular do Coque (Recife-PE) e as crianças da “Escula Laura Matus Meléndez”, localizada no Chile. O projeto é realizado em conjunto com a Rede de Bibliotecas do Coque, articulação composta por bibliotecas escolares e comunitárias do bairro recifense, que também estão produzindo cartões postais para enviar a outras escolas do Chile.
“Esse projeto torna-se importante, pois o gênero carta é trabalhado de uma forma bem ampla: a partir da literatura, com livros que possuem como forma o gênero carta, ou que as mencionam. Poder expressar e compartilhar o que de melhor tem na comunidade, criando um vínculo identitário com o bairro e a escrita em si, unindo as competências de leitura e escrita, que são importantes para as crianças.”, disse Rafael Andrade, articulador e mediador de leitura da Releitua-PE.