As campanhas eleitorais já estão a todo vapor nas ruas de Pernambuco e o contexto destas eleições de 2022 é marcado por uma sequência de...
As campanhas eleitorais já estão a todo vapor nas ruas de Pernambuco e o contexto destas eleições de 2022 é marcado por uma sequência de crises que vem se agravando sucessivamente desde de 2016, tendo como pano de fundo, o desmonte das políticas sociais e culturais, paralelamente à uma pandemia devastadora. Desta forma, a Releitura - Bibliotecas Comunitárias em Rede - lança uma carta aos/às candidatos/as/es de compromisso com o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
A carta indica a necessidade do fortalecimento do setor cultural após os vários golpes que se abateram na área da cultura, com a extinção do Ministério da Cultura, corte de recursos e retrocessos generalizado nos programas de incentivo e apoio às manifestações culturais e com a redução e desestruturação dos espaços de participação social na elaboração e monitoramento das políticas sociais em geral e, em especial nas políticas culturais. Desta forma, o documento defende a democratização do acesso e fruição da oferta de bens e serviços culturais, especialmente com o direito à leitura com a efetivação do PELLLB - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, um dos pilares da política do direito humano à literatura em Pernambuco.
Confira a carta compromisso e compartilhe com a seus/suas candidatos/as/es para que possa assinar e se comprometer com as pautas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em Pernambuco.